9 de abr. de 2019

Serie sobre Nossa Mãe Rainha 11 - A Immaculada, modelo do homem novo

A Imaculada, modelo do homem novo

Celebramos no próximo dia 08 de dezembro com toda a Igreja uma grande festa da Santíssima Virgem: sua Imaculada Concepção. Conhecemos o mistério profundo deste dia: Ela, como único ser humano, é concebida sem pecado original no seio de sua mãe Ana. Entendemos que resulta um privilégio extraordinário que lhe é concedido para ser a Mãe de Deus.
Hoje em dia, mais que nunca, nosso caminho como cristãos custa muito. Infidelidade, dúvida, desorientação e insegurança, mesmo no meio da própria Igreja, dificultam nossa vida cristã. Precisamos mais claridade e segurança, buscamos uma luz para poder nos orientar na escuridão de nosso tempo. Esta luz para nós é Maria. Ela é o modelo vital e o ensinamento intuitivo para a vida do cristão, para a vida de todos nós. 




Maria, nosso modelo vital. Ela se destaca como o oposto de Eva, como nova Eva. Sabemos que Eva é companheira e ajudante de Adão no pecado original, na ruína do gênero humano. Também Maria não é mero instrumento passivo, se não companheira e ajudante de Cristo para a salvação do mundo. A desobediência e a incredulidade de Eva são compensadas pela obediência e a fé de Maria. Eva nos trouxe a morte, Maria nos trouxe a vida.

Assim a Virgem imaculada, a nova Eva se nos revela como ser do paraíso. Neste mundo do mal, Deus conserva o ideal original de pureza e santidade o paraíso na pessoa de Maria. Concebida sem pecado, assim entra a Santíssima Virgem na vida e irradia uma beleza própria do paraíso.

A criatura, na qual a redenção de Cristo se condensa em toda sua plenitude, é a Santíssima Virgem. Nela Deus pode documentar a perfeição de sua obra. Maria é a pessoa humana que mais plenamente realiza o ideal do homem novo cristão
Por isso, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça”. Na verdade, toda sua pessoa está saturada de graças.

Ela nos sinaliza, com seu ser e seu atuar, que toda perfeição e redenção vêm de Deus, daquele que fez maravilhas nela.

Quando miramos assim a imagem da Imaculada, despertam-se em nós muitos sentimentos, desejos e esperanças. Resultam desejos do paraíso perdido, é dizer, da harmonia perfeita entre corpo e alma, entre instinto e espírito.

Todos nós cristãos fomos convertidos em homens novos, no dia de nosso batismo. Naquele momento, Deus nos infundiu na alma a vida divina de Cristo. Mas muitos batizados voltam a ser homens velhos, porque - pelo pecado – se fecham a esta vida.

O que para a Imaculada era um dom, para nós é uma luta de toda a vida.
Por isso, sempre de novo, todos nós somos chamados, a nos converter em homens novos, segundo a imagem de Cristo e de Maria. Todos nós somos convidados a acolher o Senhor em nós como Maria. Todos nós podemos dia a dia, nos abrir a sua vontade e cada vez que nós – imitando a Virgem -, dizemos de novo “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, o Verbo se faz mais carne em nós. E assim nasce e cresce em nós o homem novo, que tanto admiramos em Maria. 

A Santíssima Virgem é modelo do homem novo, mas também, Mãe e Educadora de homens novos. Seu seio, no qual Cristo se formou é o melhor molde para forjar homens a imagem de Cristo

Os pais da Igreja a chamaram não só criatura do paraíso, se não também a porta do paraíso. Porta ao paraíso porque nos atrai e educa rumo a esse ideal, e nos introduz no paraíso.

Perguntas para a reflexão


  1. Maria é para mim um modelo?
  2. Tenho alguma oração preferida a Maria? 
  3. Que me diz o nome Porta do paraíso?
Reflexões Pe. Nicolas S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário