NÃO TEMAM, VENÇAMOS O MEDO COM O AMOR
Queridos amigos e amigas
Fala-se nestes dias que tendo como pano de fundo a situação no nosso país, no mundo e nas nossas vidas pessoais deveríamos ter medo. Diante de tanta fragilidade e insegurança deveríamos estar medrosos e acobardados. Vamos falar sobre isso.
O medo ha estado presente na história da humanidade desde os tempos bíblicos.
Interessante que na Sagrada Escritura o tema esta muito presente. O tema do medo aparece segundo minhas pesquisas, posso errar, dezenas de vezes. O mesmo Jesus fala a seus amigos: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! (Marcos 6, 45-52).
E hoje: Será que temos medo? Devemos ter medo? E se temos medo que temos que fazer?
Eu acho que seria prudente confrontar o mundo com todas suas falências e agressões como um motivo para estar alertas e preocupados mas sem angustia senão vamos perder o foco e a energia para buscar e tentar soluções. Não vamos ter nunca todas as soluções para todos os problemas mas podemos resolver muitos com uma atitude enérgica, disposta, profética e corajosa.
Estamos cientes dos problemas do mundo. Não somos ingênuos. Nos, não vivemos dentro duma redoma de cristal. Não. Estamos num mundo que sofre. Sofre a rejeição de Deus, as injustiças, a guerra, a violência, a perda da dignidade da pessoa humana, os sem abrigo, a confusão de género, a desconfiança nos nossos líderes políticos, as questões dentro da Igreja, a crise na família, o stress económico, a falta de emprego, as situações de saúde e os receios que enfrentamos nas nossas próprias vidas pessoais. Na verdade, conhecemos o medo. Sim, sabemos das exigências e desafios do nosso tempo.
No amor não há temor
Na Primera carta de João 4, 18-19, há uma frase muito eloquente sobre este tema que diz:
"No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro."
Que significa essa afirmação de João? Significa que nos não fomos criados por Deus para viver com medo. Mas no seu amor e misericórdia! A fim de sermos livres e alegres!
O medo é a barreira que nos afasta do tipo de fé que irá mudar as nossas vidas, e de nossas familias, as nossas relações e até mesmo o nosso futuro como Igreja! Mas o medo não é a nossa única escolha.
Podemos escolher a fé, a confiança que é mais forte do que o medo. Podemos escolher o amor, que é mais forte do que a cobardia. Podemos escolher uma vida na força da Aliança , que é muito mais forte do que a ansiedade e a angustia.
O medo aprisiona, o amor liberta; o medo paralisa, o amor fortalece; o medo desanima, o amor encoraja; o medo adoece, o amor cura; o medo torna inútil, o amor torna útil;
O medo coloca a desesperança no coração da vida, o amor rejubila em Deus.
Era disso que João falava na sua carta quando, muito depois da Ressurreição e muito depois de Pentecostes, escreveu estas palavras poderosas: "Não há medo no amor, pois o amor perfeito expulsa todo o medo". (1Jn 4,18)
Nossa missão é o amor
Eu acho que temos que fazer a escolha correta e sem duvidar. Temos que tomar a Palavra de Deus no seu verdadeiro sentido. Nossa missão é amar, é o amor.
Não importa o medo que enfrentamos ou os desafios que achamos no caminho da vida, sempre vamos ouvir Deus sussurrar: "Eu estou convosco. Podeis fazê-lo. Não desistas”.
Vamos juntos descobrir o poder do amor de Deus nas nossas vidas.
Significado desta missão de amor
Reconhecer que Deus é um Deus do Amor
Significa que o primeiro passo que devemos dar é reconhecer que Deus Pai é um Pai de Amor infinito, que crio tudo por amor, faz tudo por amor, conduz a história da humanidade com amor com o único objeto de amar porque ele mesmo é amor e misericordia.
Significa que quando estivermos abrigados no coração amoroso e misericordioso do Pai, não teremos medo. Este é o único lugar onde encontramos o repouso e a segurança de que necessitamos para dominar todos os desafios da vida quotidiana.
Ficar seguro no amor do Pai é como estar na paz no olho do furacão. Aí se está seguro porque ali se encontra a calma, mesmo quando todos à sua volta estão em grande destruição.
Nosso Fundador viveu ao longo de sua vida no olho do furacão ou na beira do vulcão mas sua segurança foi a sua fé inabalável na Providência amorosa de Deus.
Para todos os que estão em risco nas tempestades modernas da vida e procuram apoio, a vida e os ensinamentos do Padre Kentenich podem ser um caminho para confrontar com sucesso o "olho do furacão”. No coração amoroso de Deus não há medo"!
Amar aos outros
Em segundo lugar essa missão de amor vai significar que eu debo proclamar e transmitir aos demais esse amor que recebo de Deus Amor. Como? Com minhas obras boas de cada dia, obras maiores, medidas e pequenas. O amor verdadeiro se valida nas obras assim como a fe. Uma fe sem obras é uma fe morta. O amor sem obras, sem gestos concretos está vazio. Como vamos a proclamar o amor misericordioso de Deus e ultrapassar assim os medos de hoje?
Construindo uma família feliz, saudável, acolhedora,
Construindo comunidade fraterna e amigável,
Melhorando nossos relacionamentos e vínculos com agradecimento e perdão,
Praticado a solidariedade com os mais necessitados,
Promovendo a paz e o entendimento entre as pessoas,
Assistindo ao doente,
Rezando pelos outros
Fazendo meu trabalho extraordinariamente bem,
Rejeitando toda forma de corrupção,
Ajudando a Igreja para seja mais alma do mundo
Levando a Jesu Cristo, Luz do mundo aos irmãos e irmãs na Fe,
Mostrando através de meu testemunho Maria como modelo de cristão e fe, sem medo, sem temor nenhum.
Vençamos o medo com o amor
O amor deve tornar-se também a motivação básica das nossas vidas. Tudo o que fazemos e empreendemos deve ser medido pela realidade do amor. Tudo por amor, através do amor e con amor.
Nos acreditamos e confiamos no amor de Deus Pai!
Torna-te quem nasceste para ser! Temos de pôr de lado tudo aquilo que nos afasta daquele plano de amor que Deus tem para cada um de nos.
Vençamos o medo com o amor que Deus Pai colocou no coração de cada um de nos e sejamos felizes e livres no meio de um mundo que nos desafia constantemente. Aprendamos nos também a viver no olho do furacão, na beira do vulcão.
Perguntas para refletir sozinho, em familia ou em grupo:
1 Em que situações e momentos experimento medo?
2 O que penso eu é a causa do meu medo?
3 Quando sinto medo ou temor compartilho isso com o meu cônjuge? Isso me ajuda?
4 O que acho da proposta expressada no video: o amor pratico e concreto para voltar confiar e vencer o medo?
Pe. Marcelo A.
Assessor Schoenstatt
Nenhum comentário:
Postar um comentário