13 de set. de 2018

Que significa “Santuario-Lar”?

Conferência do Padre Kentenich às Familias em Milwaukee
18 de Novembro de 1963

(…)

Que significa “Santuario-Lar”? 
Muitos de nós consagrámos a nossa casa a Nossa Senhora; não o fizemos apenas em termos gerais, mas sim oferecendo-a a Nossa Senhora como “Santuario vivo”.  Agora oiçam bem.  O que lhes vou dizer tem uma importância absolutamente essencial para o futuro:

Ou que vale para o Santuário original e para os santuários filiais, vale também para os Santuários-Lar.

Com isto, tudo o que dissemos torna-se realmente concreto. O que é que foi prometido ao Santuário-Lar? E o que é que se nos pede? As mesmas seis promessas e as mesmas seis exigências da Acta de Fundação valem também para o meu Santuário-Lar.  Como tudo isto se torna extraordinariamente concreto!

(As seis promessas)
Apresento-lhes o exemplo de uma familia com muitos filhos.  Os pais têm grandes preocupações: como educar corretamente os nossos filhos nesta época e com estas idades?

Que promete Nossa Senhora?

1. “Estabelecer-me-ei de bom grado entre vós”. eu, Nossa Senhora, aqui em casa, e a partir daqui, quero “distribuir dons e graças em abundancia” à a familia. Quer dizer, a partir deste lugar concreto.  Então, que posso esperar?  Em primeiro lugar, que Nossa Senhora habite e reine entre nós.

2. “Daqui, atrairei a mim os corações juvenis”.  Isto vale para os meus filhos.  Não consigo formá-los nem educá-los na religião:  Agora Ela quer atrair a si os corações e educá-los.  O que nós não conseguimos fazer, Ela o fará; assim o promete.

3. “Educá-los ei” é a terceira promessa.  Que grande ajuda para mim quando me sinto impotente na tarefa de educar os meus filhos.  Com que objectivo os educará?

4. “Como instrumentos aptos”. Eis a quarta promessa.

5. E a quinta: “Nas minhas mãos”.

6. Para que pretende Ela utilizar toda a familia, ;ais e filhos?  Para as três grandes metas a que a familia aspira: o homem novo na nova comunidade, o resgate da missão salvífica do Occidente e, por ultimo, a construção e consolidação de uma confederação apostólica universal.

Se estou convencido disso (quer dizer, não só o repito mas creio verdadeiramente) e os meus vizinhos me vêm contar as suas dificuldades, as suas angústias económicas ou os seus problemas com a educação  dos filhos ou coisas semelhantes, então a minha primera tarefa será levá-los ao meu Santuário-Lar.  Visto da perspectiva de Nossa Senhora, isso é como trazê-los ao Santuário aqui em Santa Cruz (Holy Cross, Milwaukee).

(As exigências)

Naturalmente por outro lado, as exigências também se aplican.  A que pedidos devemos corresponder, juntamente com os nossos filhos?  Agora podem constatar como é poderoso o programa de educação e de auto-educação  que nos é pedido.

1. “Provai primeiro que me amais realmente, que levais a sério o vosso propósito.”  Temos que assumir com seriedade a aliança  de amor que selámos en conjunto.  Assumamos-la não sólo do ponto de vista afectivo mas também efectivamente na vida.

2. Que nos pede Nossa Senhora como expressão da seriedade com que assumimos a aliança de amor?  Que nos esforcemos seriamente pela nossa auto-santificação. Quer dizer, os cônjuges devem pôr o seu empenho em santificar-se seriamente, de acordo com o ideal de um matrimônio cristão, tendo particularmente em vista o ideal de uma familia schoenstatteana e de um casal schoenstatteano.  Estas são asa suas exigências! 

Peçamos o mesmo aos nossos filhos.  Naturalmente não é simples.  É preciso um instinto muito afinado para saber como posso e devo apresentá-lo.

3. Passemos ao terceiro pedido  (Tudo se encontra na Acta de Fundação.   Parece-me que, se construíram um Santuário vivo com os vossos filhos, então seria bom tornarem a conversar sobre estas coisas com base na Acta de Fundação).  A terceira exigência é satisfazer esses pedidos da maneira mais perfeita possível e não fazer uma coisa ou outra ao acaso, sem compromisso.

4. Em quarto lugar, isto vale particularmente quando se trata do cumprimento fiel e fidelíssimo do dever.

5. E de uma zelosa vida de oração.


6. E a tudo isso (este é o sexto pedido), devemos dar o caráter de contribuições  para o Capital de Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário